quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dicas para amamentar

- Assim que nasce deve-se colocar o bebé imediatamente ao peito, o que não só promove a produção de leite com é óptimo para o bebé e para a mãe.
- Amamentar a pedido - não estabeleça horas para o bebé mamar, ofereça sempre que ele quiser. Ao inicio pode ser complicado e cansativo, pois a maioria dos bebé vai querer mamar de 2 em 2 horas ou 3 em 3, e isto também durante a noite. Mas apesar de ser difícil vale a pena pois desta forma promove-se a melhor produção de leite e o bebé sente-se amado, protegido e confia em si. E ao longo do tempo ele criará o seu próprio ritmo.
- O bebé deve colocar o mamilo completamente na boca (no meu caso precisei usar uns bicos de silicone com os quais funcionaram lindamente);
- Sente-se confortavelmente, com um bom apoio para os braços (existem umas almofadas de amamentação óptimas).
- Uma boa alimentação, beber bastante água e chá de Anis e Funcho também traz muitas vantagens.
-Alguns cuidados com os seios: não os lave após cada mamada. Aplique um pouco do próprio leite no bico. Deixe-os sempre que possível ao ar livre. Caso comecem a doer experiente dar de mamar em diferentes posições (sobre a barriga, debaixo do braço, deitado (para de noite esta é óptima (comigo funcionou :))
- Os primeiros 5 minutos da amamentação o leite é mais fluido, este leite serve para matar a sede do bebé, só depois é que o leite fica mais rico em gordura e proteínas. Por isso é tão importante dar todo o leite de uma mama e só depois passar para a outra. (no inicio o Leo chegava a estar 20 minutos em cada mama)e na próxima mamada deve oferecer a mama que ele não esvaziou;
- Demore o tempo necessário - durante a amamentação você não oferece só leite mas atenção e carinho. Olhe o seu bebé nos olhos, fale ou cante para ele, torne este momento um momento de prazer para os dois.

1 comentários:

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Mamar é algo super natural, basta observar os gatos, os cães... De inicio deve haver uma adaptação e se possivel ajuda de pesoal especializado.
Quando menos coisas artificiais se introduzirem melhor... os biberons, bicos de silicone, ... tudo isso atrapalha!
Uma pega correcta é a base para o sucesso da amamentação!!

;)

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...