quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que realmente importa na Educação de um filho?

As prateleiras das livrarias estão cheias de conselhos sobre o tema educar, por todo o lado não falta onde ler e ouvir opiniões, desde psicólogas, Supernannys, mães, sogras. O que devemos fazer, o que se deve permitir ou não...
É assim tão difícil ser um bom pai ou uma boa mãe?

A meta de cada pai é em principio a mesma: todos queremos que nossos filhos se tornem pessoas socialmente integradas, inteligentes, tolerantes, afáveis, felizes. Existe para isso, realmente, tantas teorias, caminhos e regras que devemos conhecer???
Fico com a ideia que quanto mais os pais procuram opiniões e seguem teorias menos ajudados se sentem... e em vez de haver segurança na educação que querem dar, reina a insegurança em cada acção.

O que realmente importa na educação?

Como em todas as áreas da vida existe na Educação o que é significativo, a semente, o núcleo e tudo o resto se baseia neste ponto. A educação é um modelo de amor e mais nada. Os pais que levam está última frase a sério, reconhecem certamente que os seus filhos recebem daí orientação e apoio, eles vêem e experimentam, como as pessoas que cuidam deles em determinada situação reagem, o que dizem e o que fazem, como tratam os outros e como se tratam a si próprios. É importante que os pais compreendam que tudo emana deles mesmos.

As crianças são os maiores imitadores, elas aprendem desde o primeiro ano de vida copiando o que vêem nos outros. Educar pode então ser muito fácil, mas isto significa que a criança não deve ser arrastada em determinada direcção mas sim deverá ir sozinha no sentido que nós também vamos.
A mensagem que queremos passar aos nossos filhos tem que ser clara e justa, e o tipo de pessoa que esperamos que eles um dia sejam, tem que ir ao encontro com o exemplo que damos em casa. Aqui temos que fazer escolhas.
E começa nas pequenas coisas do dia a dia: se queres que o teu filho se alimente de forma saudável, que coma legumes, tens que fazê-lo também. Queres que ele crie hábitos de leitura quando ninguém em casa lê livros? Queres que seja organizado, que arrume os seu brinquedos quando o teu próprio espaço está um caos???!!
Com que direito vais repreender o teu filho???
Queres que ele trate bem as outras crianças, seja bom companheiro e partilhe os seu brinquedos e tu em casa falas mal da vizinha??!! E quando conduzes enervas-te com os outros condutores?!!!
Queres que o teu filho seja tolerante e tu tens conversas em que dizes "Não tenho nada contra pessoas de cor, mas..." ou "Com aqueles pais o X tem que ter problemas..."
Levar uma criança a poupar dinheiro não é a diminuir-lhe a mesada ou definir regras do que pode comprar mas sim deixar que a criança conheça e observe os nossos hábitos de consumo, temos que dar o exemplo.

Só dando um bom exemplo do que queremos que nossos filhos absorvam é que teremos o direito de intervir quando eles se desviarem do caminho. (é a velha história de proibir um filho adolescente de fumar quando os próprios pais o fazem... onde está a moral da proibição?).

E disse eu faz pouco que educar afinal é fácil??? Sim é fácil quando tivermos em mente que o importante é:
Viver de forma autêntica, mas não precisa de ser perfeita...

Para ser o exemplo de uma criança não precisamos ser perfeitos, sem falhas, inacreditavelmente boas pessoas... Qualquer pessoa que aspire a ser perfeita vai viver sobre pressão e em qualquer momento poderá naufragar... Uma pessoa que se mostra sempre agradável e correcta nunca sai das cascas ou faz algo, mesmo que inconscientemente, errado??
As crianças vêem através das nossas máscaras e do nosso esforço em sermos o Sr. e a Sra. Perfeição.

O melhor exemplo para uma criança não é alguém que (aparentemente) não comete erros, mas sim alguém que admite o seus erros e tenta corrigir e aprender com eles.

Para ensinar honestidade não precisamos de mais nada senão ser honestos.
Honestos com os outros e com nós mesmos, passaremos assim bons valores e seremos justos nas nossas repreensões.
Educar um filho é mais fácil quando se vive de forma autêntica. 

---------------------------------------------------------------

E aqui chegou o Outono, esta é a nossa caixa sensorial do momento: :)



Fiquem bem.

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...