quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Curiosidades de criança: Para onde vai o Sol?

O Leo no auge dos seus 3 anos é super curioso e faz imensas perguntas e não fica satisfeito com respostas rápidas e directas temos que explicar tudo.
Fruto de muitos livros explorados, muitas conversas sobre Ciência, Universo e Planetas surgem perguntas que nem sempre são fáceis de explicar.

Um dia destes estávamos nós a chegar em casa já ao anoitecer, chamei a atenção do Leo para olhar para o pôr do Sol. Ele olhou muito sério por alguns minutos e perguntou:

Para onde vai o Sol? Vai para debaixo da terra?

Eu não podia ficar com um "O Sol vai dormir." Uma criança com 3 anos pode não entender vários conceitos, mas não podemos deixar escapar estes momentos de sede de saber. Pelo menos eu não consigo. Deve ser esta veia de professora de Ciências que não permite.
Tento sempre explicar mesmo que de forma simples, com exemplos, videos, imagens em livros ou pequenas experiências.

E ele não estava muito errado com o ir para "debaixo da terra" :)
Quando chegamos a casa tentei explicar-lhe olhando para o planeta terra, questionando a sua forma e analisando a sua posição na Via Láctea em relação ao Sol.
Já tínhamos feito faz algum tempo esta colagem:


E para ficar mais claro lá foi o Leo e o papá fazer uma experiência cientifica :)
E lindo de ver o interesse do Leo e entusiasmo a gritar pela casa: "Mamã, mamã vamos fazer uma experiêeeeencia cientiiiiifica"
(Ok, eu sei que foi uma demonstração não propriamente uma experiência científica :) mas eu adoro ouvi-lo dizer isto)

E assim foi, com um candeeiro, uma bola de futebol e uns animais da Lego.

"No país da Ovelha é de dia agora."
"O Leão está a ver o Sol a "ir embora" tal como tu viste quando vinhas para casa, mas o Sol não vai embora a terra é que roda"


E perguntam vocês se ele entendeu? Entendeu sim, à maneira dele, entendeu. Mas aqui o que mais me importa não é que o meu filho saiba com 3 anos que a terra tem um eixo, que gira sobre si mesma o que permite a alteração dia e noite. O que me interessa é que ele goste de aprender, que fique com uma ideia do que acontece à sua volta, que quando tiver mais conceitos saiba colar o puzzle do que foi ouvindo, que tenha sempre interesse em questionar. Não tenha receio de fazer muitas perguntas. Que a sua curiosidade nunca morra pois esta é a melhor semente do saber. 

Aguardem as próximas Experiências Científicas :)

3 comentários:

Unknown disse... [Responder Comentário]

Lindo!!!! eu amo.
Beijos

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Excelente post :)

O meu no outro dia ficou encantado porque lhe disse que o sol era uma bola de fogo :)

Celi disse... [Responder Comentário]

Temos mesmo que alimentar a curiosidade das crianças. Responder para elas de maneira simples, de acordo com o que perguntaram... mas também fomentar a vontade de saber, saber mais!
Beijos

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...